Comprar ou alugar

Este artigo tem como objetivo esclarecer ao leitor quais das opções acima supracitadas é financeiramente mais vantajosa para o consumidor. Diferente da aquisição de um imóvel ou um terreno que é um investimento (com o tempo estes bens valorizam-se), a aquisição de um veículo representa uma despesa (com o tempo este bem perde valor).

Para poder responder à nossa pergunta, adiantamos que não existe uma única resposta correta. Cada caso é um caso. Para responder está pergunta precisamos saber:

Para que fim preciso de um veículo? (trabalho ou lazer)

Em regra geral só vale financeiramente ter um veículo próprio quem vai rodar muitos quilômetros por dia. Quanto mais caro o veículo for, mais quilômetros por dia terão que ser rodados para a aquisição valer a pena.

Qual o custo do km rodado do meu veículo?

Em regra geral quanto mais velho o veículo for, maior será o seu custo do km rodado. E quanto menos você utilizar seu próprio veículo, mais caro torna-se sua manutenção. IPVA, seguro, taxa de licenciamento e depreciação do bem são despesas fixas, independente se o carro está guardado na garagem ou rodando nas ruas.

A aquisição de um veículo não se limita à parcela que cabe no seu bolso. Lembre-se que outras despesas como: combustível, IPVA, emplacamento, seguro obrigatório DPVAT, RENAVAM, taxa de licenciamento, taxa de transferência, depreciação do bem, manutenção, estacionamento, pedágio e lavação, deverão ser consideradas no custo do km rodado do seu veículo. Para responder está pergunta, elaboramos uma planilha para calcular o custo do km rodado do seu veículo.

A vantagem de se ter um veículo próprio é a mobilidade de 24 horas. A desvantagem são os altos custos de manutenção.

Qual o custo do km rodado do táxi na minha cidade?

Aqui você deverá pesquisar na sua cidade este valor. Lembre-se que além da bandeirada (valor fixo no taxímetro ao entrar no táxi) é acrescentado o custo do km rodado (bandeira 1 ou bandeira 2).

A vantagem de andar de táxi pode ser a economia de tempo (em grandes cidades os táxis podem transitar nos corredores de ônibus, evitando assim os engarrafamentos e chegando mais rápido ao seu destino). Outra vantagem é que você não precisa procurar por uma vaga de estacionamento, espaço que está cada vez mais escasso. Por fim, possibilidade de ir a danceterias, bares e poder beber sem se preocupar com perigo ao volante e a Lei Seca. A desvantagem está no alto custo para viagens de longas distâncias.

Quanto custa alugar um carro na minha cidade?

Em regra geral quanto mais tempo você permanecer com o veículo alugado, maior será o desconto da diária.

Aqui você deverá pesquisar na sua cidade este valor. Lembre-se que as locadoras de veículos oferecem várias opções de tarifas, dependendo de quantos quilômetros pretende-se rodar.

A vantagem de alugar um veículo é a mobilidade de 24 horas. Outra vantagem é você ficar despreocupado com os pagamentos do IPVA, seguro, emplacamento, taxa de licenciamento e manutenção. Geralmente os veículos das locadoras são novos e renovados periodicamente.

A desvantagem pode estar na exigência de deixar um valor de caução no cartão de crédito. Garantia que a locadora exige, caso algum sinistro venha ocorrer com o veículo alugado. Neste caso o locatário tem uma coparticipação obrigatória, dependendo da cobertura do seguro contratada.

Quantos quilômetros em média eu faço por dia/mês/ano?

Se você respondeu as quatro primeiras perguntas, basta multiplicar a sua quilometragem média rodada por dia/mês/ano pelo custo do km rodado de um veículo próprio, táxi e veículo alugado. Logo, a opção que apresentar o menor valor é financeiramente a mais vantajosa.

Portanto, como havíamos dito, não há uma resposta fechada. Tudo deve ser considerado antes de comprar um carro próprio, começar a andar de táxi ou alugar um carro.

Faça a sua escolha!